O que fazer em Jericoacoara em 1 dia


images

Jericoacoara  é conhecida pela pedra furada que é o cartão postal de lá. Ela eleita em 1994 pelo jornal The Washington Post uma da mais belas praias do planeta.

Jijoca
é um município onde a Vila de Jericoacoara está localizada. Significa a junção dos nomes de um casal de índios (Ji e Joca) que chefiavam uma tribo na região.

0353-3o-dia-br-222

COMO CHEGAR

Parti de Fortaleza pela BR-222 até a cidade de Umirim. Depois peguei a CE-354 até Itapipoca. Fui parada por um guardinha que gentilmente me ensinou o caminho. Segui posteriormente pela CE-178 em direção a Acaraú, onde entrei a esquerda em uma cruz seguindo até a cidade de Jijoca de Jericoacoara onde tive que estacionar o carro.

De Jijoca de Jericoacoara até Jericoacoara são 18 km que fiz em uma caminhonete adaptada para passageiros na parte traseira.

0367-3o-dia-associacao-dos-buggeiros

Jericoacoara é uma Vila de Pescadores situada entre as dunas. A partir de 2002 tornou-se parque nacional. Possui 5 ruas (Rua das Dunas, Rua São Francisco, Rua Principal, Rua do Forró e Rua da Igreja). Todas as ruas são de areia e não existe iluminação pública.

0439-3o-dia-vila-de-jericoacoara

Lá contratei um passeio de buggy iniciando o passeio pela Praia de Jericoacoara, que é a mais próxima da vila e de mais fácil acesso.

0372a-3o-dia-praia-de-jericoacoara

0372-3o-dia-praia-de-jericoacoara

Passei pelas Dunas do por do sol,  que é muito frequentada no final da tarde, mas como já cheguei tarde a Jeri não aproveitei o espetáculo que dizem ser muito lindo.

0370-3o-dia-dunas-por-do-sol-jericoacoara

Logo em segui pelo Rio Guriú para ver os cavalos marinhos.

0374-3o-dia-passeio-de-barco-cavalo-marinho-jericoacoara

0385-3o-dia-passeio-de-barco-cavalo-marinho-jericoacoara

De lá atravessei o rio Guriú que desemboca no mar para o município de Camocim que é a última cidade do litoral do Ceará. A travessia é feita em uma balsa improvisada de madeira onde um homem vai empurrando-a com uma grande vara de madeira. O valor da balsa já está incluída no preço do passeio.

0388-3o-dia-travessia-do-rio-guriu

0389-3o-dia-travessia-do-rio-guriu

O bugueiro disse que teria que ir um pouco mais rápido e que tinha que voltar até as 15 horas, pois a maré sobe muito e não teria como voltar se passasse desse horário.

Conheci o mangue seco,  que tem esse nome devido à vegetação de mague, quem em virtude da movimentação constante das areais e o avanço do mar, acaba morrendo e secando. Na praia de tatajuba vi uma ancora que segundo o bugueiro é de um barco que encalhou.

0392-3o-dia-mangue-seco

0393-3o-dia-praia-de-tatajuba

0394-3o-dia-velha-ancora-na-praia-de-tatajuba

O bugueiro parou em uma barraquinha de água de coco. Lá fica a Dona Delmira que me contou uma história sobre Velha Tatajuba. Ela conta que a areia invadiu as moradias na região fazendo com que as pessoas abandonassem o lugar.

0397-3o-dia-nosso-bugg

0399-3o-dia-mensagem-da-barraca-da-dna-delmira-detalhe-do-feliz-natal

Algumas seguiram para Camocim e outras fundaram a Nova Tatajuba, a cerca de 1 km de lá. A igreja de Nova Tatajuba é uma das primeiras construções da cidade.

0403a-3o-dia-nova-tatajuba

Passei pela Árvore da Preguiça.

0405-3o-dia-arvore-da-preguica

Pelas Dunas do Funil e;

0409-3o-dia-dunas-do-funil

Pelas dunas petrificadas.

0413-3o-dia-dunas-petrificadas

Chegando na última parte do passeio que foi a Lagoa Torta. O buggy para em um restaurante onde se pode encontrar algumas redes presas em pequenos mastros de madeiras enterrados na lagoa. Aproveiteis então a água morna e rasa para descansar antes de voltar do passeio.

0418-3o-dia-lagoa-da-torta

0418a-3o-dia-lagoa-da-torta

0425-3o-dia-van-na-lagoa-da-torta

Ao término do  passeio com o bugueiro andei um pouco pela vila de Jericoacoara que é muito bonitinha e aconchegante. Passei pela Igreja  de Jericoacoara, que possui um estilo de construção bem simples com as pedras retiradas do Morro do Serrote pelos moradores local.

0441-3o-dia-vila-de-jericoacoara-igreja

Como já era tarde, estava ameaçando chuva resolvi ir de carroça até o Morro do Serrote, até porque o passeio pela praia até a pedra furada estava fechada por conta da maré alta. Nunca faça isso, a não ser que você queira sair com a bunda doendo.

0464-3o-dia-van-na-charrete-serrote

O Morro do Serrote é uma bonita colina que se destaca entre as dunas. Quem avista ela de alto mar parece estar vendo um jacaré deitado. Fica a direita da vila de Jericoacoara, protegendo a vila dos ventos e das areias das dunas.

0467-3o-dia-vista-da-vila-de-jericoacoara-serrote

Passei pelo Farol de Jericoacoara que foi construído pela marinha em 1992. Tem 120 metros de altitude, localiza-se no ponto mais alto do Morro do Serrote. O farol é alimentado por energia solar, dispensando qualquer operador.

0443-3o-dia-passeio-de-charrete-vista-do-farol-de-jericoacora

Para chegar a Pedra Furada tive que descer o Morro do Serrote até a praia.

0445-3o-dia-descendo-o-serrote

0444-3o-dia-pedra-furada-vista-do-serrote

A Pedra furada é o cartão postal de Jericoacoara. Possui uma fenda no meio e no período de 15 de julho a 15 de agosto o sol ao se por encaixa-se no buraco da pedra onde se pode fazer uma linda foto.

0446-3o-dia-pedra-furada

0448-3o-dia-pedra-furada

0458-3o-dia-van-na-pedra-furada

Pode-se chegar até a pedra pela praia com a maré baixa. Mas se chegar tarde como eu, realmente não irá conseguir fazer a trilha pela praia.

0460-3o-dia-praia-malhada

No final do dia, voltei para Fortaleza pelo mesmo caminho.

0470-3o-dia-lagoa-de-jijoca

Fonte:
http://parquejericoacoara.com.br/atrativos/

Deixe uma resposta